DCFE – Departamento de Ciências e Fundamentos da Educação

Professora Amelia Escotto do Amaral Ribeiro

FORMAÇÃO: Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1980), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). EXPERIÊNCIA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Psicologia Educacional. ÁREAS DE ATUAÇÃO E INTERESSE: alfabetização, formação de professores, letramento e gestão escolar. Coordena o Grupo de Pesquisa: Letramento Escolar, Cultura e Sociedade. 

Email: febf.gelcs@gmail.com

» Curriculum Lattes

Professora Jessica Coelho de Lima Pereira

Doutora (2020) e mestra (2012) em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em Pedagogia (2008) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ) e Professora Inspetora Escolar da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Coordena o Projeto de Extensão “Acompanhamento de alunos egressos da FEBF: abordagem quantitativa e qualitativa”. É integrante do Grupo de Pesquisa Escrita e Avaliação na Formação de Professores, certificado junto ao DGP/CNPq. Tem experiência na área da Educação, desenvolvendo estudos e pesquisas nos seguintes temas: avaliação; gestão da educação; produção de subjetividades; e Inspeção Escolar.

Email: jessica.coelho.lima@gmail.com

» Curriculum Lattes

Professora Alita Villas Boas de Sá Rego

Realizou a pós-graduação na Escola de Comunicação da UFRJ. Concluiu o mestrado em 2002, com a dissertação ?A imagem além da forma: o cinema de sensações?. Concluiu o doutorado em 2006, onde defendeu a tese Novas tecnologias e as narrativas sensoriais no cinema do século XXI: Filmes de Ação de Hong Kong e Hollywood. Realizou o pós-doutorado na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense entre 2007 e 2010, com a pesquisa Produção audiovisual para jovens da periferia do Rio de Janeiro no século XXI, onde lecionou e realizou orientações de graduação e mestrado. Iniciou as atividades docentes em 2006, docentes na Faculdade de Comunicação da Universidade Cândido Mendes, no campus de Nova Friburgo, onde lecionou as disciplinas de Práticas de Comunicação II-Televisão, Jornalismo Digital, Comunicação e Cultura de Massa e Teorias da Comunicação I e II. Lecionou no curso de Cinema e Audiovisual da Faculdade de Comunicação Hélio Alonso em 2008 com a disciplina Produção de Conteúdo para Mídias Digitais. Atuando profissionalmente na área de audiovisual, trabalhou em diversas produtoras e emissoras de TV do Rio de Janeiro onde exerceu as atividades de produtora, repórter, roteirista, editora, diretora e editora executiva de programas jornalísticos e didáticos. Realizou roteiros de vídeos e multimídias educativos e de treinamento para o Senai e Senac Atualmente é professora associada da Faculdade de Educação da UERJ, no campus de Duque de Caxias, onde leciona as disciplinas Cultura Local e Global I, II, III, IV, Multimídia e Educação e Cibercultura. Desde 2010 coordena o Laboratório de Audiovisual (LABORAV), a Central Multimídia Kaxinawá (CPMK) e coordena os projetos de pesquisa e extensão Canal Laborav, televisão, educação e Periferia, TV FEBF e CPMK desde 2009. Participa do programa de pesquisa Procura na Periferia inscrito no CNPQ, com a pesquisa TV FEBF. Atualmente está procientista com a pesquisa  A televisão morreu? Educação e periferia em tempos de fluxos digitais (2021). Entre as pesquisas realizadas nos últimos 10 anos estão: Zumberj o longa: produção audiovisual para cinema menor (PIBIC/ 2018/ 2019), Canal Laborav: Práticas inventivas para produção audiovisual em periferias urbanas, (Prociência 2017/2019). Identidades e expressões populares no Rio de Janeiro e em São Paulo: Territórios da Literatura de Cordel (2018/atual); Conte Comigo: técnicas narrativas audiovisuais e invenção de histórias na Periferia do Rio de Janeiro (2012/2015), com financiamento da Faperj. 

Email: alitasa.rego@gmail.com

» Curriculum Lattes

Professora Alzira Batalha Alcântara

Doutorado (2011) e Mestrado (1995) em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialização em História do Brasil, pela Universidade Federal de Santa Maria (1987) e graduação em História pela UFF (1983). Integra, desde 2003, o corpo docente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Ciências e Fundamentos da Educação (DCFE), da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) e, desde 2009, é docente do curso de pós-graduação lato sensu “Organização curricular da Educação Básica”, na UERJ. Integrou o corpo docente da Universidade Estácio de Sá (Unesa) de 2000 a dezembro de 2021. Atuou como coordenadora do curso de Pedagogia nos campi Nova América (2000), Madureira (2000/ 03) e Recreio (2002 /fev 2013), da Unesa. De 2013 a 2021, foi docente do Programa de Pós-graduação em Educação / PPGE da Unesa, ocupando, no período de 2016/17, o cargo de coordenadora adjunta. De 2018 ate julho de 2021, ocupou o cargo de coordenadora do PPGE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e Política Educacional.

Email: alzirabatalha@hotmail.com

» Curriculum Lattes

Professora Amália Dias

Procientista UERJ (2022-2024; 2018-2021). Professora Associada de História da Educação do Departamento de Ciências e Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ) e membro permanente do Programa de Pós Graduação em Educação, cultura e comunicação em Periferias Urbanas. Líder do Grupo de Estudos de História da Educação Local (EHELO). Doutora em História da Educação na Universidade Federal Fluminense (2012). Mestre em História da Educação pela Universidade Federal Fluminense (2008). Atuou como Professora Substituta de História da Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Lecionou na rede estadual pública de educação básica. Inserida na área de ensino e pesquisa em História da Educação, atuando principalmente nos temas: história dos processos de escolarização na Baixada Fluminense, história da profissão docente no Brasil; educação patrimonial.

Email: amaliadias@gmail.com

» Curriculum Lattes

Professora Angélica Borges

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), Mestrado em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ (2008), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2014), com período de estágio de Doutorado Sanduíche na Université de Cergy-Pontoise (2013), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (UERJ-FEBF). Membro do grupo de pesquisa Estudos de História da Educação Local (EHELO). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: profissão docente no século XIX, instrução pública na Corte Imperial e na Província do Rio de Janeiro, inspeção e trajetórias docentes

Email: angelicaborgesrj@gmail.com

» Curriculum Lattes

Professora Clarissa de Arruda Nicolaiewsky

É Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020) e Mestra em Psicologia, também pela UFRJ (2008). Possui especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2010), Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). É Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) da UERJ. Atuou como professora substituta de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da UFRJ e como tutora do Curso de Pós-graduação em Educação Especial da UNIRIO/UAB. Foi Técnica em Assuntos Educacionais do Campus UFRJ-Macaé de 2010 a 2015 e foi Professora Substituta de Psicologia da Educação na mesma unidade de março de 2012 a dezembro de 2013. Seus temas de interesse são: práticas pedagógicas inclusivas, formação de professores e as diversas relações presentes no espaço escolar. Atualmente é coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia da FEBF e coordenadora do Programa de Extensão PROMOVIDE (Programa Movimentos Sociais, Diferenças e Educação). 

Email: clarissanicolaiewsky@gmail.com

» Curriculum Lattes

Professora Giovanna Marafon

Doutorado em Psicologia – Estudos da Subjetividade – UFF (2013). Mestrado em Educação UNIRIO (2006). Graduação em Psicologia UFSC (2004). Com estágio de pós-doutoramento em Educação PUC-Rio (2015). Professora da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense – FEBF/ UERJ. Coordena a GIRA – Grupo de Pesquisa em Feminismos, Relações Raciais, Deficiência e outras dissidências – no PPFH/ UERJ, onde realiza pesquisa sobre feminismos periféricos que combatem racismo, sexismo, LGBTIfobia e capacitismo. Coordenadora do Projeto de Extensão GIRAS Fabulosas – @girasfabulosas. Temas de produção e interesse: estudos feministas e da deficiência; escrita; relações raciais e de gênero com estudos críticos da branquitude; medicalização e judicialização da infância e da educação. 

Email: giovannamarafon@gmail.com

» Curriculum Lattes

Professora Janaina Damaceno Gomes

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ). Atua no Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT/ UFF). É Doutora em Antropologia Social (2013) pela USP, Mestre em Educação (2008) e Bacharel em Filosofia (1999) pela Unicamp. Realizou o pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar. Seus interesses de pesquisa incidem sobre relações entre Estética e Política; Contravisualidades, Cultura Visual e Audiovisual em África e na Diáspora Africana. Desde novembro de 2013 é uma das coordenadoras do Fórum Itinerante de Cinema Negro (FICINE). www.ficine.org.br. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Afrovisualidades: Estéticas e Políticas da Imagem Negra

Email: djanaina74@gmail.com

» Curriculum Lattes

Chefe de Departamento

Professor Luiz Antonio Saléh Amado

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e Pós-doutorado em Educação, na Universidade de Lisboa, sob supervisão do Prof. Jorge Ramos do Ó. Atualmente é professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos de subjetivação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, produção de subjetividade, educação de jovens e adultos, formação de professores e modos de subjetivação. 

Email: saleh.amado@gmail.com

» Curriculum Lattes

Subchefe

Professor Luiz Rufino Rodrigues Júnior

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013) e doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro- FEBF e pesquisador da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, cultura e identidade, educaçao, exu, descolonizaçao e cultura. 

Email: luizrfn@gmail.com

» Curriculum Lattes

Professora Marcos Cesar de Oliveira Pinheiro

Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), campus Duque de Caxias, onde leciona na área de História da Educação do Departamento de Ciências e Fundamentos da Educação (DCFE) da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF). Professor de História, desde 2004, na rede municipal de ensino de Rio das Ostras (RJ). Graduado em História (bacharelado e licenciatura) pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em História Comparada pela UFRJ (2014). Mestre em História Comparada pela UFRJ (2007). Inserido na área de ensino e pesquisa em História da Educação e História do Brasil republicano, atuando principalmente nos temas: educação popular, ensino de história, movimentos sociais, movimento comunista e movimento operário.

Email: mcezarufrj@uol.com.br

» Curriculum Lattes

Professor Mauro Henrique de Barros Amoroso

Professor associado da FEBF/UERJ, do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA/UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em História Social (FFP/UERJ). Foi professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas (PPGECC/UERJ) de 2014 a 2020, e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT/UFF), de 2020 a 2022. Possui graduação (2005) e mestrado (2006) em História pela Universidade Federal Fluminense, doutorado (2012) em História pelo CPDOC/FGV e estágio de pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (PPGS-USP) com bolsa do CNPq. Seus temas de interesse são: os discursos de moradores de favelas sobre o passado e seus usos políticos, memória da autoconstrução em favelas, a questão da violência urbana a partir do final dos anos 1970, as favelas como campo para elaboração e implementação de projetos políticos, as representações da habitação popular do Rio de Janeiro na cultura visual e ensino de História. Desde 2018 é Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e desde 2020 é Procientista (FAPERJ/UERJ).

Email: amoroso.mauro@gmail.com

» Curriculum Lattes

Professora Neiva Vieira da Cunha

Professora Neiva Vieira da Cunha

Antropóloga. Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/FEBF-UERJ, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias/PPGECC-FEBF-UERJ. Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Periferias/FEBF-UERJ. Pesquisadora do Laboratório de Etnografia Metropolitana/LeMetro/IFCS-UFRJ. Pesquisadora Associada ao Centre d’Etudes des Mouvements Sociaux/CEMS-EHESS. Pesquisadora do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflito/INCT-InEAC/UFF e do Centre d’Etudes de Mouvements Sociaux/CEMS-EHESS. Doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA-IFCS-UFRJ), com estágio doutoral na EHESS/Paris. Pós-Doutorado no Centre D’Etudes des Mouvements Sociaux/CEMS-EHESS/Paris. Professora visitante do Département de Sociologie et d?Anthropologie – Université Paris 8, France, do Institut des Hautes Études de L?Amérique Latine/IHEAL- Sorbonne Nouvelle, Paris 3, France, e Pesquisadora visitante do LAVUE/Laboratoire Architecture, Villes, Urbanisme, Environnement, UMR 7218 CNRS, France. Atua na área de Antropologia Urbana, Antropologia da Saúde e Teoria Antropológica, realizando pesquisas sobre as desigualdades sociais, favelas, periferias urbanas, políticas públicas e conflitos urbanos e socioambientais, sentimentos morais e formas de mobilização coletiva, memória e narrativas, pensamento social brasileiro.

Email: neivavieiradacunha@gmail.com

» Curriculum Lattes

Professora Pedro Alvim Leite Lopes

Possui graduação em comunicação social – jornalismo pela ESCOLA DE COMUNICAÇÃO DA UFRJ (1996), mestrado em ANTROPOLOGIA SOCIAL pelo PPGAS – MUSEU NACIONAL – UFRJ (2001) e doutorado em ANTROPOLOGIA pelo PPGAS – MUSEU NACIONAL – UFRJ (2006). 
Atualmente é professor adjunto do Departamento de Ciências e Fundamentos da Educação – DCFE – da FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE – FEBF – Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ – Campus Duque de Caxias, e coordenador dos projetos de extensão Laboratório de Rádio e Estúdio de Gravação Kaxinawá e Baixada Metal: Registro Audiovisual de Culturas Jovens Periféricas, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia e educação; antropologia urbana; sociabilidade, juventude e música na periferia do Rio de Janeiro; educação e mundos artísticos musicais; heavy metal, estigma e inovação artística; rádio comunitária e educação; antropologia e filosofia; nova imagem do pensamento: arte e educação; leis 10.639 e 11.645; culturas indígenas, arte e educação.

Email: pedroleitelopes@hotmail.com

» Curriculum Lattes

Professora Rosangela Malachias

Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ-FEBF) no Departamento de Ciências e Fundamentos da Educação. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Linha 3: Educação e Diversidades Étnico-Raciais. Pós-doutorado realizado na Cátedra UNESCO na Universidade Metodista de São Paulo, linha Comunicação Cidadã nos espaços situados em Regiões Midiáticas. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Afrodiásporas sobre Mulheres Negras e Cultura Audiovisual e Educomunicação em Periferias Urbanas, que integra o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, vinculado ao PROMOVIDE – Programa Movimentos Sociais, Diferenças e Educação da FEBF. Em junho de 2022 passou a presidir a Comissão Permanente de Validação da Autodeclaração (CPVA) e a partir de 25-jul-22 foi empossada como Coordenadora da Coordenadoria de Validação da Autodeclaração/Gabinete do Reitor UERJ. Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com bolsa do Fundo Rioychi Sasakawa (Japão). Foi Fulbright Fellow/Hubert H. Humphrey Program na University of Maryland – College Park – Philip Merrill College of Journalism – Estados Unidos. Mestre em Integração da América Latina pelo PROLAM/USP, bolsa CAPES tendo realizado pesquisa em Havana, Cuba. Pesquisadora do n-Periferias Núcleo de Pesquisa das Periferias do IEA-USP (Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo). e do NEINB-USP (Nucleo de Apoio a Pesquisa e Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro, USP) . Atuou no NCE-USP (Núcleo de Comunicação e Educação) da ECA-USP. Docente dos cursos do Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo (CEA-USP). Co-fundadora da Mídia Etnia Educação e Comunicação Ltda. Áreas de ação: docência; formação de gestores(as) e professores(as) da Prefeitura do Município de São Paulo. Temas: advocacy, práticas educomunicativas, diversidade; desenvolvimento. É co-fundadora do CDINN – Coletivo de Intelectuais Negras e Negros. Trabalhos apresentados na Asian Pacific University (Beppu, Japão); University of Leicester, UK; University of Nottingham, UK; University of Oregon, Eugene; Cardinal Stritch University, Milwaukee; Tulane University, New Orleans; Emory University, Atlanta; UCLA, Los Angeles. Desde 2007 integra o grupo WLE Women Leadership in Education composto por Scholars de diferentes países. Apresentou papers em congressos na Itália, Estados Unidos, Grécia, Gana, Nova Zelândia, Colômbia, Japão e Reino Unido. E.mails: rosmalach@gmail.com / rmalachias@yahoo.com.br – http://orcid.org/0000-0002-0102-5352

Email: rosmalach@gmail.com

» Curriculum Lattes