A FEBF – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense eh a presença da UERJ na Baixada Fluminense, mais especificamente em Duque de Caxias.
O marco histórico de surgimento da FEBF nos remete aos anos de 1960, momento de criação, no Municipio de Duque de Caxias, do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira (IEGRS) – uma escola de referencia na formação de professores na região da Baixada Fluminense.
Mas a Reforma do Ensino Superior (1968), a Reforma do Ensino de 1o. e 2o. Graus (1971), assim como a fusão dos Estados do Rio de Janeiro e a Guanabara (1974) geraram transformações de impacto no papel do Instituto de Educação: em 1966, por autorização do Conselho Estadual de Educação-RJ, teve inicio nesse Instituto o Curso de Formação de Professores para o Ensino Normal (CFPEN). Em 1971, o CFPEN passa a ser denominado Curso de Pedagogia, tendo seus diplomas chancelados pela então Universidade Federal Fluminense – UFF. Apos a fusão, em 1975, o Curso de Pedagogia se desvincula da UFF, mantendo-se vinculado a Secretaria de Estado de Educação. E somente em 1982, o Curso de Pedagogia do Instituto de Educação e incorporado a UERJ, sendo subordinado a sua Faculdade de Educação, atrelado a sua grade curricular e sua coordenação direta.
No sentido de se preservar a necessária autonomia de suas atividades formativas, em 1988, a Faculdade de Educação da Baixada Fluminense – FEBF, Unidade Acadêmica da UERJ, eh finalmente criada através da Resolução 548/88. Durante o período que vai de 1982 a 1998 a FEBF continuou, de maneira precária, funcionado no Instituto de Educação.
Após inúmeras reinvindicações, a partir de 1998, em função de acordos firmados entre o Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Duque de Caxias, a FEBF se transfere em definitivo para o CIEP-090, localizado no bairro da Vila São Luiz, onde funciona ate hoje. A transferência para este novo espaço físico viabilizou e consolidou novas formas de trabalho, possibilitando a criação de novos Cursos de Licenciatura e o desenvolvimento de um projeto de referência no âmbito da formação de professores na Baixada Fluminense.