Histórico

A FEBF – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense eh a presença da UERJ na Baixada Fluminense, mais especificamente em Duque de Caxias.

O marco histórico de surgimento da FEBF nos remete aos anos de 1960, momento de criação, no Municipio de Duque de Caxias, do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira (IEGRS) – uma escola de referencia na formação de professores na região da Baixada Fluminense.

Mas a Reforma do Ensino Superior (1968), a Reforma do Ensino de 1o. e 2o. Graus (1971), assim como a fusão dos Estados do Rio de Janeiro e a Guanabara (1974) geraram transformações de impacto no papel do Instituto de Educação: em 1966, por autorização do Conselho Estadual de Educação-RJ, teve inicio nesse Instituto o Curso de Formação de Professores para o Ensino Normal (CFPEN). Em 1971, o CFPEN passa a ser denominado Curso de Pedagogia, tendo seus diplomas chancelados pela então Universidade Federal Fluminense – UFF. Apos a fusão, em 1975, o Curso de Pedagogia se desvincula da UFF, mantendo-se vinculado a Secretaria de Estado de Educação. E somente em 1982, o Curso de Pedagogia do Instituto de Educação e incorporado a UERJ, sendo subordinado a sua Faculdade de Educação, atrelado a sua grade curricular e sua coordenação direta.

No sentido de se preservar a necessária autonomia de suas atividades formativas, em 1988, a Faculdade de Educação da Baixada Fluminense – FEBF, Unidade Acadêmica da UERJ, eh finalmente criada através da Resolução 548/88. Durante o período que vai de 1982 a 1998 a FEBF continuou, de maneira precária, funcionado no Instituto de Educação.

Após inúmeras reinvindicações, a partir de 1998, em função de acordos firmados entre o Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Duque de Caxias, a FEBF se transfere em definitivo para o CIEP-090, localizado no bairro da Vila São Luiz, onde funciona ate hoje. A transferência para este novo espaço físico viabilizou e consolidou novas formas de trabalho, possibilitando a criação de novos Cursos de Licenciatura e o desenvolvimento de um projeto de referência no âmbito da formação de professores na Baixada Fluminense.

A FEBF hoje

A Faculdade de Educação da Baixada Fluminense – FEBF se constitui hoje a presença da UERJ na Baixada Fluminense, no sentido de materializar as necessárias politicas de interiorização vinculadas aos papeis das universidades publicas estaduais.

E, em se tratando das suas especificidades, a FEBF se destaca pelo seu compromisso no âmbito das estratégias de interiorização, com ênfase no ensino publico de qualidade e socialmente referenciado, centrado na escola publica (e no trabalho junto as redes publicas municipais e estaduais) e fundamentalmente na formação de professores, através das Licenciaturas.

Nesse sentido, atualmente, a FEBF, unidade acadêmica da UERJ, desenvolve ações no âmbito das três dimensões que caracterizam sua natureza universitária – ensino, pesquisa e extensão – que estruturam sua organização e funcionamento.

No âmbito do ensino, a FEBF oferece Cursos de Graduação e de Pós-Graduação (Lato- Sensu e Stricto-Sensu).
» Cursos de Graduação: 1) Licenciatura Plena em Pedagogia; 2) Licenciatura Plena em Matemática; 3) Licenciatura Plena em Geografia.
» Cursos de Pós-graduação Lato-Sensu: Organização do Trabalho Escolar: Políticas e Processos; 2) Gestão dos Processos Educativos na Escola – Administração e Supervisão Escolar.
» Cursos de Pós-graduação Stricto-Sensu: Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas.

No âmbito da pesquisa, além de estudos e pesquisas encaminhadas individualmente pelos seus docentes, a FEBF desenvolve estudos e realiza experimentos vinculados a Programas que articulam distintas iniciativas acadêmicas que se articulam em áreas direta e/ou indiretamente relacionadas ao campo da formação docente.

No âmbito da extensão, a FEBF atualmente disponibiliza um conjunto de 30 projetos extensionistas centrados em estudos e pesquisas voltados para impactar o entorno da universidade – secretarias municipais, redes de ensino, escolas, movimentos e organizações sociais, etc.

A partir de 2018 a FEBF vem articulando suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir de um Plano de Ação que conjuga 3 projetos:

a) Formação em Licenciaturas – ação centrada no desenvolvimento de um articulado projeto envolvedo a formação de professors das redes municipais da Baixada Fluminense, que se encontram em sala de aula mas que ainda não concluiram o ensino superior; trata-se da disponibilização dos Cursos de Licenciatura Plena em Pedagogia, Matematica e Geografia.

b) Observatório de Formação Docente – ação voltada à uma articulação da FEBF junto aos Diretores das Escolas Normais ainda existentes na Baixada Fluminense, centrada num projeto voltado à Formação Docente envolvendo reflexes relacionadas com o tema da formação dos profissionais da educação, de forma a, num primeiro momento, sensibilizar os alunos normalistas pra a continuidade de sua formação em nivel superior. Num segundo momento, convidamos esses diretores das Escolas Normais a pensar na concepção de um “Observatório de Formação Docente”, sediado na FEBF, que se constituirá num amplo fórum de debates, tendo em vista a elaboração de planos e estrategias de formação docente com impacto direto na Baixada Fluminense.

c) A FEBF como pólo de referência na Formação Docente – ação centrada no entendimento da FEBF como um polo de referência de estudos e pesquisas sobre a formação docente voltado às especificdades da Baixada Fluminense. Tal iniciativa aglutinará um conjunto de ações envolvendo Cursos de Especialização, Cursos de curta duração e Oficinas vinculadas a projetos de extensão coordenados pelos docentes da unidade, em função das demandas que se colocarem.