O curso de Licenciatura em História tem por objetivo principal formar profissionais habilitados para atuar no campo da pesquisa, da produção de conhecimento e, sobretudo na atuação das atividades docentes de História na Educação Básica.
Licenciatura Plena em História
O Curso de Licenciatura Plena em História da FEBF tem por finalidade a formação de professores para o exercício da docência na Educação Básica e da pesquisa, seja no âmbito acadêmico, seja na sua atuação escolar. Este curso está fundamentado na ideia de que o professor, independentemente de sua atuação, é um produtor e um indutor de produção de conhecimento, inclusive quando está em sala de aula. A formação oferecida abrangerá integradamente à docência, a participação da gestão e avaliação de sistemas e instituições de ensino em geral, a elaboração, a execução, o acompanhamento de projetos e atividades educativas. Tal formação busca articular conhecimentos do campo educacional com práticas profissionais e de pesquisa que possibilitem a compreensão do exercício da docência e das diferentes funções do trabalho de professor de história, seja no ambiente escolar, seja no ambiente não escolar.
O curso de Licenciatura em História da FEBF tem duração total de 3.425h/a, totalizando 215 créditos, distribuídos em 8 (oito) semestres letivos, em 18 (dezoito) semanas de aulas por semestre, no turno da noite. O regime do Curso é semestral com sistema de créditos. O grau de Licenciado em História será conferido aos discentes que integralizarem em um mínimo de 8 (oito) períodos e máximo de 14 (quatorze) períodos.
As 3.245 h/a, totalizando 215 créditos, estão dividias em 2.105 horas de disciplinas obrigatórias, 120 horas em disciplinas eletivas e 200 horas de atividades teórico-práticas de aprofundamento. Suas atividades didáticas são desenvolvidas no campus da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, utilizando todos seus recursos e espaços físicos, contando com diferentes laboratórios, biblioteca, quadra, pátio externo e seus recursos tecnológicos disponíveis.
O perfil do licenciado em História deverá contemplar consistente formação teórica, diversidade de conhecimento de diferentes campos do saber histórico que se articulam ao longo do curso. Desse modo, o perfil do egresso do curso de História contempla: a) o curso de Licenciatura em História trata do campo teórico-investigativo da educação, do ensino e da aprendizagem que ser realizam no contexto social e das diferentes temporalidades que explicam a trajetória dos seres humanos; b) a docência compreende atividades pedagógicas inerentes ao processo ensino-aprendizagem e de construção de um saber histórico no contexto da Baixada Fluminense e suas conexões com a história nacional e global; c) O professor de História apresentará a capacidade para orientar alunos sobre a preservação do patrimônio nos setores culturais, artísticos, turísticos da Baixada Fluminense; d) Terá visão pesquisadora comprometida com uma noção de pesquisa científica livre de pressões políticas e ideológicas, mas tendo como parâmetro a busca de respostas para os questionamentos implícitos e explícitos da comunidade que o cerca e da sociedade da qual faz parte; e) Será um cidadão-professor-profissional, compromissado com sua comunidade, engajado na valorização da história e do lugar que ocupa, e dos seus semelhantes; f) Será capaz de dominar as diferentes teorias e metodologias que referenciam a construção do conhecimento histórico; g) Estará apto a identificar e decompor as estratégias analíticas, explicativas e interpretativas utilizadas pelos historiadores de ofício.
O licenciando terá formação profissional para atuar na docência das diferentes redes municipais de ensino, bem como as redes estadual e federal da educação pública, assim como a rede particular. A área acadêmica, com estímulo à docência e pesquisa na educação superior, é outro campo a ser explorado. Conforme perfil do curso, o futuro profissional poderá atuar no mercado de trabalho nas áreas de preservação patrimonial, iniciativas e políticas culturais que visem a valorização da memória e história local, fomentando o conhecimento histórico dessa área com um olhar voltado para a preservação patrimonial e da memória, dentro de um contexto de valorização da cidadania.
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