Licenciatura Plena em Matemática

O Curso de Graduação em MATEMÁTICA  busca articular a contextualização, abstração e a relevância histórica dos conteúdos, merecendo atenção à questão das novas tecnologias computacionais no ensino de Matemática; as questões específicas do ensino e aprendizagem, que possibilitam ao licenciando a construção das relações entre os conteúdos matemáticos e suas metodologias de ensino, através da fundamentação teórica e histórica de conteúdos; o estudo de diferentes sistemas de ensino, aspectos sociais, psicológicos e pedagógicos que interferem no conhecimento; como também, o enriquecimento na formação através da participação em atividades acadêmico científico-culturais.

O Curso de Licenciatura Plena em Matemática da FEBF destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério para a segunda fase do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, que possam refletir criticamente sobre sua ação no desenvolvimento e transformação da sociedade, sobre o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem da Matemática e como investigador do conhecimento matemático. No nosso curso, desenvolvemos de maneira articulada atividades de ensino, pesquisa e extensão, que contribuem para a formação do professor-pesquisador e fortalecem o papel social da universidade.

O Curso de Licenciatura em Matemática se desenvolve semestralmente em regime de créditos com duração de 4 (quatro) anos. O grau de licenciado será conferido aos discentes que integralizarem em um mínimo de 8 (oito) períodos letivos e um máximo de 14 (quatorze) períodos letivos com a carga horária total de 3440 horas e 200 créditos, distribuídas em 8 (oito) semestres letivos.

O curso é pensado para que o licenciando, futuro professor, adquira uma base sólida em conteúdos específicos relacionados tanto à matemática como à educação. Desde o começo do curso o aluno tem contato com as disciplinas pedagógicas, matemáticas e disciplinas de prática que tem como objetivo discutir o processo de ensino-aprendizagem na sala de aula, mesclando essas duas áreas de conhecimento. Durante o curso o estudante terá ainda atividades de estágio e em projetos de extensão aproximando-o do ambiente escolar ao qual ele irá atuar. Conteúdos científicos, pedagógicos e culturais: 2100 horas-aula Eletivas: 120 horas-aula Estágio Supervisionado: 480 horas-aula Prática de Ensino: 480 horas-aula Atividades Complementares: 240 horas-aula Total de Horas: 3420 horas-aula Total: 168 créditos

O estudante que planeja seguir esta carreira precisa ter como característica pessoal a vontade de partilhar seus conhecimentos com seus futuros alunos e alunas de maneira inclusiva e a disposição de:

  • compreender e aplicar conhecimentos matemáticos;
  • formular e deduzir problemas matemáticos;
  • aprimorar a habilidade de se expressar com clareza e objetividade;
  • habilitar-se na utilização de novas tecnologias voltadas para o ensino de Matemática.

Os alunos formados poderão atuar como professores da educação básica nos níveis dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Há ainda a possibilidade de ocuparem cargos na direção de escolas ou seguirem a carreira acadêmica nas áreas de matemática, educação matemática e educação.

Coordenador de Curso

Prof. André Monteiro Novaes

Email: andremnovaes@gmail.com

» Curriculum Lattes

Departamento de Educação Matemática

Chefe: Pedro Henrique de Oliveira

Subchefe: Adriana da Silva Feitosa

» Corpo Docente Completo

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