FEBF apresenta plano de ação à Administração Central
- On 29 de novembro de 2018
Na última quinta, 22 de novembro, a Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) realizou uma reunião com a presença de autoridades e estudantes para apresentar os principais desafios do polo referência em formação docente na região.
Estiveram presentes na reunião o reitor Ruy Garcia Marques; a vice-reitora Maria Georgina Muniz Washington; o diretor da FEBF, Luciano Ximenes Aragão; a vice-diretora, Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira; a sub-reitora de Graduação (SR-1), Tânia Carvalho Netto, o sub-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (SR-2), Egberto Gaspar de Moura; a sub-reitora de Extensão e Cultura (SR-3), Elaine Ferreira Torres; o diretor de informática, Gustavo Castro; a superintendente de Recursos Humanos, Márcia Caoduro; a diretora de Administração Financeira, Maria Thereza Lopes de Azevedo; e o diretor do Centro de Educação e Humanidades, Lincoln Tavares Silva.
O diretor da FEBF, Luciano Ximenes Aragão, reafirmou o compromisso de uma universidade socialmente referenciada, tendo como eixo suas ações estratégicas de interiorização. “Constituiu-se um momento de reflexão e de negociação de práticas que reforçam a negação de certa clivagem entre a Administração Central e suas unidades externas. Isso vem sendo reiterado pela atual Reitoria contribuindo, assim, para a criação e fortalecimento de um clima de trabalho muito estimulante em nossa Unidade. Alimenta práticas cujo objetivo é fazer com que a FEBF se torne referência na pesquisa, formação e extensão na área de Educação e no incremento das licenciaturas”, disse o diretor.
Na ocasião, foi apresentado um breve diagnóstico da unidade, ponto de partida necessário para negociação de perspectivas para a execução de seu Plano de Ação. Este inclui convênios de formação de professores das redes municipais de educação que ainda não cursaram licenciaturas; formação e consolidação de um fórum permanente de discussão com gestores e equipes pedagógicas da rede estadual que forma professores das séries iniciais; e o fomento de pesquisas na modalidade de especialização ao qual se acrescenta a consolidação de constituição de grupos de pesquisa aos sábados, cujo objetivo é o de contemplar o estudante-trabalhador, bem como envolver a comunidade do entorno em atividades educativas e culturais, com forte ênfase sobre atividades extensionistas.
0 Comentários