DFP – Departamento de Formação de Professores

Chefe de Departamento

Profª. Adriana do Carmo Correa Gonçalves

Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Concluinte do curso de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduanda de Psicologia, do Centro Universitário Augusto Motta. Tutora a distância da disciplina de educação infantil pela FUNDAÇÃO CECIERJ-CEDERJ. Experiência com especialização, atuando principalmente nos seguintes temas: infâncias, educação antirracista, multiculturalismo crítico, diferenças, formação de professores, transformação social e cidadania.

Email: dendrikagoncalves@gmail.com

» Curriculum Lattes

Subchefe de Departamento

Prof. Leandro Trindade Pinto

Doutor, mestre e pós-graduado em Ensino de Ciências e Matemática, concluindo o seu doutorado nesta área pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Possui graduação em licenciatura em química pela UFRJ (2005) e também o curso de formação de professores em nível médio (Normal). Possui 17 anos de experiência como professor em todos os segmentos da educação básica, principalmente na rede pública de ensino no primeiro segmento do ensino fundamental. Atua ainda na educação básica e também como professor de Ensino de Ciências na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), no departamento de formação de professores, principalmente no curso de pedagogia. Tem como principal áreas de pesquisa: Ensino de Ciências, formação de professores, jogos didáticos, livros didáticos e espaços não formais de educação.

Email: leandrotrindadep@yahoo.com.br

» Curriculum Lattes

Prof. Alexandre Ribeiro Neto

Em 1999, concluiu graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/ FFP). Em 2006, concluiu Pós-graduação em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco. Em 2007, foi aprovado na seleção do mestrado na UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Começou o mestrado em 2008 e terminou em 2010, defendendo a dissertação sobre a história das instituições escolares. Em 2010, foi aprovado na seleção do doutorado no PROPEd/UERJ. Iniciou o curso em 2011 e terminou em 2015, defendendo a tese sobre o processo de escolarização de crianças negras em Vassouras. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Formação de Professores da Faculdade da Baixada (UERJ/FEBF) e também do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura, Comunicação em Periferias Urbanas na mesma instituição. Atualmente é assessor da PR4: Pró-reitoria de Política e Assistência Estudantil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, trabalhando com a implementação de política de reserva de vagas e permanência estudantil.

Email: alexandreribeironeto@bol.com.br

» Curriculum Lattes

Prof. Ana Paula Pereira da Gama Alves Ribeiro

Professora Adjunta do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense / Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT/UFF). Bolsista do Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística ? PROCIÊNCIA,UERJ. Cientista Social formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), com Mestrado em Ciências Sociais (UERJ, 2003) e Doutorado em Saúde Coletiva (IMS/UERJ, 2009). Realizou Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – PPGCS (UFRRJ – Programa PNPD/CAPES, 2013-2015). Coordenadora do Museu Afrodigital Rio de Janeiro (UERJ) desde 2019, também faz parte do seu conselho curador e de redação. Colabora com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (UERJ) e é pesquisadora de grupos de pesquisa certificados no CNPq, incluindo o grupo Museus Afro-Digitais, Relações Raciais e Artes Visuais (UERJ). Coordena, na FEBF/UERJ, o LEARCC – Laboratório de Experimentações Artísticas e Reflexões Criativas sobre Cidades, Saúde e Educação (com Danielle Ribeiro de Moraes – IFF/Fiocruz). Tem experiência nas áreas de Antropologia e Metodologia da Pesquisa e atua nos seguintes temas: Imagens das Cidades, Cinema e Cidade, Cinema Negro, Relações étnico-raciais e Educação e Cultura Afro-brasileira.

Email: anapalvesribeiro@gmail.com

» Curriculum Lattes

Prof. Andrea Pessôa dos Santos

Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando no Departamento de Formação de Professores (DEFP) da Faculdade de Formação de Professores da Baixada Fluminense (FEBF). Doutora em Educação, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Realizou estágio de “doutorado-sanduíche” na Università degli Studi di Bari Aldo Moro (UniBa), na Itália, como bolsista CAPES/PSDE, sob a supervisão do prof. Augusto Ponzio (UniBa). Graduada em Letras/Literaturas (UFF). Pós-graduada em Leitura e produção de texto (Letras-UFF), Literatura Infanto-juvenil (Letras-UFF) e Psicopedagogia (UFBA/FACED). Coordena o Projeto de Extensão: “A organização da escrita de crianças em processo de alfabetização” (UERJ/FEBF) e o “Grupo de Extensão e Pesquisa em Alfabetização, Discurso e Práticas Educativas” – GEPADIPE (PIBIC-UERJ). Pesquisadora do grupo “Linguagem, Cultura e Práticas Educativas” (UFF-CNPq), desde 2008. Associada da ABAlf (Associação Brasileira de Alfabetização). Atua como parecerista Ad Hoc na ANPED (GT-10), CONBAlf e revistas acadêmicas da área da Educação. Atuou como Formadora no Programa Nacional Pró-Letramento (MEC/UFRJ). Coordenou o Subprojeto de Alfabetização do PIBID/CAPES no curso de Pedagogia da UERJ/FEBF. Professora alfabetizadora aposentada da rede pública de ensino. Integrou a equipe do Núcleo de Programas de Leitura da SEMED-SG (“Projeto Barbante”), nos anos de 1990.Tem experiência na área de Educação, com ênfase nas seguintes áreas de pesquisa: linguagem e educação, alfabetização, prática de leitura e produção de texto, análise dialógica do discurso, formação inicial e continuada de professores alfabetizadores e do ensino de língua portuguesa nos anos iniciais

Email: a.pessoas70@gmail.com

» Curriculum Lattes

Prof. Bárbara Andrea Silva Copque

Amo a Portela, meu time é o Madureira e fotografo desde pequena. Sou pós-doutora em ciências sociais, dei máquinas fotográficas para crianças em situação de rua, entrei com máquinas nos presídios cariocas e sempre utilizo a fotografia nos meus estudos sobre violência institucional; participo como curadora da FAIM – Festival de Artes de Imbariê e do coletivo Negras[fotos]grafias, publiquei livros, artigos, realizei ensaios fotográficos, vídeos etnográficos e participei de exposições individuais & coletivas, sendo as últimas no Museu de Arte do Rio de Janeiro/MAR, nas exposições ?Casa Carioca? e “Crônicas Cariocas”. Atualmente sou profª adjunta na UERJ, onde subchefiei o Departamento de Formação de Professores (2020- 2022), coordenando o Núcleo de Estudos Visuais em Periferias Urbanas, participando também, do grupo Afrovisualidades e dos projetos de extensão MACP – Mapeando Arte e Cultura visual Periférica, conselheira do Museu Afrodigital Rio de Janeiro e membra do Comitê de Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia (desde 2021). Ademais, tenho um laboratório fotográfico no banheiro da casa e sigo cegamente as palavras de Saramago: “é necessário dar a volta nas coisas para vê-las melhor.”

Email: barbara.copque@gmail.com

» Curriculum Lattes

Prof. Clévia Fernanda Sies Barboza

Pós – doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn) – UFF. Doutora em Ensino em Biociências e Saúde (EBS), Instituto Oswaldo Cruz – IOC – Fiocruz (2019). Mestre em Diversidade e Inclusão (CMPDI) pela Universidade Federal Fluminense – UFF – Niterói – RJ (2015).Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis – RJ (2002), graduação em Educação Física pela mesma instituição (2006), pedagoga pela Universidade Cruzeiro do Sul (2020), pós-graduação em Docência do Ensino Superior(2012) , pós – graduação em Gestão Escolar Integradora 840h (2018), pós-graduação em Libras 640h (2021).Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Inclusiva. Experiência com Libras, sendo professora bilíngue Português-Libras, possuindo o certificado de Proficiência emitido pelo MEC – PROLIBRAS em Proficiência na Tradução e Interpretação da LIBRAS-Língua Portuguesa 2013 e PROLIBRAS – MEC Proficiência no Ensino da LIBRAS 2015. Autora do Glossário SurdeSportes contendo os sinais olímpicos em Libras favorecendo a acessibilidade nas Olimpíadas Rio 2016. Participante da subcomissão de organização do XIV Congresso Internacional / XX Seminário Nacional do INES – 2015,”Experiências Surdas: Políticas e Práticas”, sendo responsável pelo GT 13 – Educação Física e Desportos. Intérprete do juízo – Tribunal Regional – RJ. Assistente de Esportes para Grupos Especiais e Idosos – Secretaria de Esportes da Prefeitura Municipal de Petrópolis (2017 – até o presente momento). Professora de Educação Física da Prefeitura Municipal de Petrópolis. Professora Adjunta de Libras – FEBF/UERJ. Professora Adjunta de Libras na UNIFASE – Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto – Docente das disciplinas: Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia do Esporte, Estudos sobre Deficiências, Inclusão Social, Atividades Físicas e Saúde, docente da Licenciatura no curso de Enfermagem, também na UNIFASE. Coordenadora do curso de pós graduação em Psicologia do Esporte – FMP/UNIFASE. Diretora de Esportes da APES – Associação Petropolitana de Surdos. Coordenadora do curso de Letras-Libras da Faculdade Única de Ipatinga . Tutora da disciplina de Libras da Faculdade Única EAD. Suplente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPDDI) pela Superintendência de Esportes e Lazer. Suplente do Conselho Municipal de Educação (COMED) pela FMP/UNIFASE. Integrante da Comissão de Acessibilidade – UNIFASE. Presidente da CIPA UNIFASE (2023). 

Email: siesclevia@gmail.com

» Curriculum Lattes

Prof. Cleonice Puggian

Cleonice Puggian é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FEBF), Procientista (2022-2024) e pesquisadora contemplada pelo Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ, 2013-2022). É Pedagoga (UERJ, 1998), Mestre em Educação (PUC-Rio, 2001), PhD em Educação (Cambridge, Inglaterra, 2009) e Pós-doutora em Educação (UERJ, 2010). Foi bolsista Fulbright e realizou um Mestrado Sanduíche na Harvard Graduate School of Education e CNN (2000-2001). Lidera o Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, Natureza e Sociedade (LabPENSo/CNPq), tendo coordenado vários projetos sobre educação e injustiças ambientais na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Integra o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação (PPGECC-UERJ), orientando pesquisas interdisciplinares voltadas à compreensão e enfrentamento das desigualdades educacionais no Brasil. Também atua no Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos. É membro do Fórum dos Atingidos pela Indústria do Petróleo e Petroquímica nas Cercanias da Baía de Guanabara (FAPP-BG) e acompanha o Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá – Subcomitê Oeste.

Email: cleo.puggian@gmail.com

» Curriculum Lattes

Prof. Eduardo Ferreira Chaves Vaccari

Ator, Diretor e Professor de Teatro. Doutor em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (UNIRIO). Bolsista do CNPq. Bolsista da CAPES – PDSE – Doutorado Sanduíche no Exterior na Université Paris III – Sorbonne-Nouvelle sob co-orientação da Profª Drª Josette Féral. Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Arte Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pós-Graduado em Eduação Artística pelo Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes – Ensino Fundamental e Médio – pela Universidade Candido Mendes. Graduado em Artes Cênicas com habilitação em Direção Teatral pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Formado como Ator pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL). 

Email: evaccari@outlook.com

» Curriculum Lattes

Prof. Flávia Faissal de Souza

Licenciada plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), com especialização em Educação Física junto a Pessoas Portadoras de Deficiência pela Universidade Federal de Uberlândia (1997) (Bolsista Capes). Possui mestrado e doutorado em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), respectivamente em 2001 (Bolsista Capes) e 2013 (Bolsista CNPq) e Estágio pós-doutorado com bolsa pelo PNPD/Capes junto ao Programa de Pós-graduação em Educação, Demandas Populares e Contextos Contemporâneos (PPGEduc/IM/UFRRJ). Professora Associada do Departamento de Formação de Professores, área de Educação Especial e ensino aprendizagem, da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (FEBF/UERJ). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPEd/EDU/UERJ) e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC/FEBF/UERJ); e coordena o Projeto de Extensão Laboratório Educação e Diferenças (LED/FEBF/UERJ). Foi Chefe de Departamento (2016-2018) e Coordenadora Adjunta do PPGECC (2018-2020). Orienta alunos de graduação com bolsas de auxílio da UERJ nas modalidades de Monitoria, Estágio Interno Complementar, Extensão e Proiniciar; e tem bolsista PROATEC, Apoio Nível IV; e, bolsistas de Iniciação Científica CNPq/UERJ e Faperj. Compõe os comitês de avaliação de programas de bolsas de auxílio e de Iniciação Científica da UERJ e da UFSCar. Fez parte do Comitê de avaliação do Programa de Incentivo a Produção Científica, Técnica e Artística (Prociência), Faperj/UERJ (2018). Desde 2018 é líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Desenvolvimento Humano e Diferenças (GEDH/UERJ), desenvolvendo pesquisas com financiamentos públicos como coordenadora de projetos ou compondo equipe de projetos de parceiros. É bolsista Prociência Faperj-UERJ desde 2019, Jovem Cientista do Nosso Estado/Faperj (2022-2025) e Bolsista Produtividade do CNPq Nível 2. É Titular do Comitê Científico pelo GT-15 – Educação Especial (2021-2023) da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Foi 2a Secretária da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) (2017-2020) e é pesquisadora associada da International Society for Cultural-Historical Activity Research (ISCAR), da American Educational Research Association (AERA) e da World Education Research Association (WERA). Editora de Seção e membro do Comitê Editorial da Revista Educação Especial (UFSM), atua como parecerista Ad Hoc de várias revistas acadêmicas da área da Educação. Tem experiência de ensino, presencial e a distância, e de pesquisa na área de Educação e Educação Física, com ênfase no processo de ensino e aprendizagem e desenvolvimento das pessoas com deficiência, com foco nos seguintes temas: políticas e práticas de educação inclusiva, teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano e dos estudos sobre o corpo. Já atuou como consultora e assessora junto a órgãos públicos e ao terceiro setor, no que concerne a Educação Inclusiva e a garantia dos Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência.

Email: flaviasouza.uerj@gmail.com

» Curriculum Lattes

Prof. Isabel Brasil Pereira

Possui graduação e licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1978), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991) e Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é Pesquisadora em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, cedida para a Fiocruz.Experiência de Ensino e Pesquisa na área de Educação, e na área de Saúde Públicacom ênfase nas interfaces entre a educação e o processo de trabalho em saúde. Atua principalmente nos seguintes temas: educação,políticas de formação em saúde, educação profissional, educação do trabalhador, movimentos sociais e educação na saúde.

Email: isabel.brasil@fiocruz.br

» Curriculum Lattes

Prof. Ivanildo Amaro de Araújo

Procientista FAPERJ/UERJ. Professor Associado da UERJ, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense- FEBF, Duque de Caxias-RJ. Professor do PPGECC (Mestrado) em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas. Professor da Graduaçao em Pedagogia da FEBF/UERJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Estágio de Pós-Doutoramento em Educação (2015-2016 – UFF), supervisão de Maria Teresa Esteban. Editor Chefe da Revista Periferia (2020-2022). Doutor em Educação (Unicamp), Mestre em Educação (UnB ), Graduado em Letras (UniCEUB – Centro Universitário de Brasília). Experiência em educação (Ensino Fundamental e Médio – 22 anos na SEEDF). Experiência na área de educação, com ênfase em formação de professores e organização do trabalho pedagógico, planejamento e organização do sistema escolar. Experiência em Educação a Distância. Pesquisas na área de formação de professores, trabalho pedagógico, coordenação pedagógica, gestão da escola, políticas públicas educacionais, práticas pedagógicas na sala de aula, avaliação. Atualmente, dedica-se a pesquisas na área de gênero, sexualidade e educação. As teorias queer e decoloniais são pontos de partida para discutir temáticas emergentes que tratam de diferenças nos espaços escolares, extraescolares e nos currículos.

Email: ivanamaro.uerj@gmail.com

» Curriculum Lattes

Prof. Kellen Dias de Barros

Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, pesquisadora Prodocência UERJ, autora literária. Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010). Tem experiência na área de Educação, tendo trabalhado com todos os segmentos desde a Educação Infantil ao Ensino Superior, como professora e coordenadora pedagógica. Como Coordenadora Pedagógica do FGV Online, desenvolveu projetos de Educação a distância e de educação mediada por tecnologia para as escolas da Fundação Getúlio Vargas, grandes empresas privadas e para o poder público. Realiza pesquisas na área de Literatura, de Filosofia, promovendo um constante diálogo entre as duas áreas, estando particularmente voltada para a investigação das dimensões ética e estética da literatura num contexto educacional.

Email: kellendiasb@yahoo.com.br

» Curriculum Lattes

Prof. Kelly Cristina Russo de Souza

Kelly Russo é Doutora em Educação Brasileira (PUC-Rio), Mestre em Ciências Sociais e Educação (FLACSO-AR), Pós-Doutorado em Antropologia Social (PPGAS-Museu Nacional) e em Educação e Interculturalidade (Centro de Estudos sobre Etnicidade e Educação da Universidade de Montreal). É professora associada no Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ). Na FEBF, integra o Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação, onde orienta pesquisas de Mestrado em Educação, e coordena o Núcleo de Estudos sobre Povos Indígenas, Interculturalidade e Educação – NEPIIE. Tem experiência com projetos educacionais no contexto escolar e não escolar e desde 2011, é pesquisadora associada do LACED ? Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (Museu Nacional, UFRJ). Possui projetos de extensão e de pesquisa sobre temas relacionados à educação intercultural critica, educação escolar e povos indígenas; ações afirmativas e a inserção de jovens indígenas na educação superior, direitos humanos e a educação brasileira. 

Email: kellyrussobr@gmail.com

» Curriculum Lattes

Prof. Leila de Carvalho Mendes

Leila Mendes é Doutora em Língua Portuguesa pela UERJ, com tese defendida sobre leitura e Mestre em Educação pela UFRJ. Possui experiência de quase 40 anos em escolas, tanto como docente quanto como Orientadora pedagógica, e desde 2000 atua em cursos de formação de professores. Atualmente é professora adjunta e pesquisadora da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense – UERJ, no Departamento de Formação de professores. A pesquisadora coordena projetos, que pertencem à linha de pesquisa “Leitura e criação de textos e ?Leitura, Literatura e subjetividade?(filiada ao Grupo de Pesquisa ?Estudos sobre Interculturalidade, Educação e Linguagens?, cadastrado no CNPQ e certificado pela UERJ), que investigam como a leitura afecta seus leitores e como esses afectos podem contribuir para um deslocamento dos sentidos produzidos hegemonicamente.

Email: lcmendess@gmail.com

» Curriculum Lattes

Prof. Liliane Leroux

Procientista em Artes (UERJ), Pós doutorado em Cultura em Periferias Urbanas – UERJ (bolsa Capes). Graduada em Ciências Sociais (Sociologia) pelo IFCS/Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ ( bolsa Capes) . Professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tema de Pesquisa: Autorretrato fotográfico feminino, Representação de mulheres maduras no cinema e na moda, Cinema em periferias urbanas, Coordenadora do Núcleo de Estudos Visuais em Periferias Urbanas – NuVISU (CNPq/UERJ) e do projeto Caxias du Cinéma (FEBF/UERJ). Co-coordenadora do GT Cinemas Pós-Coloniais e Periféricos da AIM – Associação de Investigadores em Imagem em Movimento. Membro do Conselho Deliberativo da SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual); gestão 2021 – 2023. Ampla atuação profissional em avaliação e pesquisa de projetos culturais (foco em cultura, audiovisual e novas tecnologias). Atuação como avaliadora do Programa Cultura Viva ( MinC), parecerista da Secretaria Estadual de Cultura (Cultura digital e audiovisual).consultora em projetos do INEP e SEEDUC (RJ) e pesquisadora da UNESCO. Atuou em projetos de telecentros comunitários em periferias do Brasil, África e países da América-latina. Membro da AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento de da International Sociological Association – ISA ( WG – Visual Sociology e TG Senses and Society). Membro da SOCINE – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.

Email: liliane.tashi.leroux@gmail.com

» Curriculum Lattes

Prof. Luciana Pires Alves

Professora pesquisadora na Educação Básica do Município de Duque de Caxias e no Ensino Superior da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF). Interessada em problematizar e reinventar o mundo com as crianças nos cotidianos dentro e fora das escolas em lugares marcados pela pobreza, onde se produzem, mas também se enfrentam, desigualdades de diferentes ordens em zonas periféricas como a Baixada Fluminense (RJ). Professora do o Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação (PPGECC) é um Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu que oferece curso de Mestrado Acadêmico credenciado pela CAPES. Docende da linha de pesquisa: EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS. Integrante do Grupo de Pesquisas AFROSIN-UFRRJ e do Coletivo Infâncias paraceria entre Uerj/FEBF e UFRRJ

Email: lualpires@gmail.com

» Curriculum Lattes

Prof. Luís Cláudio de Oliveira

Possui bacharelado em Arquivologia (1987) e licenciatura em Ciências Sociais (1992) pela Universidade Federal Fluminense, especialização em Educação para a Gestão Ambiental (2002) e mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (2010) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, doutorado em Memória Social (2015) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, UERJ. Contribui com comunidades de baixa renda e baixa qualidade educacional e profissional em projetos socioculturais e educacionais que requerem experiência na análise das relações raciais no Brasil, assim como um especial manejo na articulação do conhecimento nas áreas de Antropologia, Educação e Ciência da Informação.

Email: luisclaudiooliveira74@gmail.com

» Curriculum Lattes

Prof. Marcella da Silva Estevez Pacheco Guedes

Doutora em Ciências Humanas – Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), área de Ensino-Aprendizagem, do Departamento de Formação de Professores, da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ-FEBF). Professora docente I (Ensino Médio – Formação de Professores) da rede pública estadual do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ). Coordenadora do Projeto de Extensão “Universidade e Escola na Formação de Professores: Ações Conjuntas, Saberes Ressignificados” (DEPEXT/UERJ-FEBF/PINBA). Coordenadora de um Projeto Prodocência (Edital de Seleção n. 35/2021, da Pró-Reitoria de Graduação da PR-1 – UERJ). Projeto: “Caminhos Formativos na Profissão Docente: Saberes em Construção”. Coordenadora do Grupo de Estudo sobre Profissão Docente (UERJ-FEBF/PINBA). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, currículo, profissionalidade docente e formação de professores.

Email: estevez.marcella@gmail.com

» Curriculum Lattes

Prof. Marina Pereira de Castro e Souza

Professora do Departamento de Formação de Professores, na área de Educação Infantil, na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutorado em Educação pela PUC-Rio (2017) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Possui especialização em Docência e Educação Básica pela UFF (2009), graduação em Psicologia pela UFRJ (2006). Atualmente é vice-coordenadora do grupo de pesquisa Educação Infantil e políticas públicas (EIPP), na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Email: mpcastros@yahoo.com.br

» Curriculum Lattes

Prof. Marize Peixoto da Silva Figueiredo

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – PROPEd/UERJ (2015). É Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas. É vice-líder do grupo de pesquisa Conhecimento, Currículo e Avaliação (CONCAVA) da UERJ/FEBF e pesquisadora do grupo de pesquisa Políticas de Currículo e Cultura da UERJ/EDU. É associada à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e à Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Ao longo de seu percurso profissional, tem atuado na formação inicial e continuada de professores para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental e na formulação de políticas curriculares para essas etapas da educação básica nas redes municipais e estadual de ensino. As áreas de conhecimento em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão são: Currículo, Formação de Professores, Educação infantil e Alfabetização. Também atuou no campo da gestão de instituições educacionais como: Supervisora do Projeto Educação Infantil e Alfabetização, bem como Assistente da Diretoria de Educação Fundamental da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e Diretora da Divisão de Educação da 1ª Coordenadoria Regional de Educação da SME-Rio. No âmbito da UERJ, foi Vice-Diretora da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense entre 2006 e 2016.

Email: mpeixotofigueiredo@gmail.com

» Curriculum Lattes

Prof. Nielson Rosa Bezerra

Professor Associado da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ); Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicações em Periferias (PPGECC/UERJ). Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense/CNPq, onde defendeu a tese “Mosaicos da Escravidão: Identidades Africanas e Conexões Atlânticas do Recôncavo da Guanabara (1780-1840)” em 15 de abril de 2010. É Mestre em História pela Universidade Severino Sombra (2004), cuja dissertação foi publicada sob o título “As chaves da liberdade: confluências da escravidão no Recôncavo do Rio de Janeiro, 1833-1888”, pela EdUFF (2008). É licenciado em História pela Fundação Educacional Duque de Caxias (1998). Recebeu Bolsa de Fixação de Doutor na Universidade Estadual do Maranhão, onde trabalhou como Professor Visitante de “Historia e Cultura Afro Brasileira” (2010-2012). Realizou estudos de Pós Doutorado na The University of West Indies – Campus Cave Hill, Barbados (2011). Também recebeu bolsa do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD-CAPES), onde desenvolveu pesquisa no âmbito do projeto Testamentos e hierarquias em sociedades escravistas ibero-americanas (seculos XVI-XVIII), sob a orientação no Departamento de História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu (2012). Primeiro brasileiro contemplado com a prestigiosa bolsa canadense do Post Doctoral Banting Program (2012-2014), onde desenvolve a pesquisa “Liberated Africans in Brazil, 1831-1900” no The Harriet Tubman Institute, York University, Toronto, Canada. Atualmente e Diretor de Pesquisa e Assuntos Pedagógicos do Centro de Referencia Patrimonial e Histórica de Duque de Caxias, Rio de Janeiro e do Museu Vivo do São Bento. Autor de “As chaves da liberdade: confluências da escravidão no Recôncavo do Rio de Janeiro, 1833-1888” (EDUFF, 2008); “Escravidão, Farinha e Comércio na Recôncavo do Rio de Janeiro, século XIX” (CLIO, 2011) e “A cor da Baixada: Escravidão, Liberdade e Pós Abolição no Recôncavo da Guanabara” (CLIO, 2012). É o coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão Cultural A Cor da Baixada, atuando principalmente no Museu Vivo do São Bento e na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ)

Email: bezerranielson@hotmail.com

» Curriculum Lattes

Prof. Priscila Monteiro Corrêa

Professora Adjunta do Departamento de Formação de Professores, na área de Ensino de Língua Portuguesa e Educação Fundamental, na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora do PIBID/CAPES/UERJ. Doutora em Ciências Humanas – Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2015), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e Licenciada em Letras, na habilitação Português-Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Parecerista Ad Hoc da Revista Interinstitucional Artes de Educar e do ENDIPE (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino) Tem desenvolvido trabalhos na área da Educação com ênfase em ensino-aprendizagem de leitura e escrita no ensino fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, ensino de língua portuguesa, literatura infantil.

Email: pripricorrea@gmail.com

» Curriculum Lattes

Prof. Rosemary dos Santos

Doutora e Mestre em Educação (UERJ). Pós-doc em andamento na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) pelo Programa de pós-graduação em Educação(PPGE). Formada em Letras e Pedagogia (UERJ). Professora Associada do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação- Proped, na Linha de Pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) na Linha de Pesquisa: Educação, Comunicação e Cultura. Líder do EduCiber ( Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura) Vice Coordenadora do GT 16, Educação e Comunicação, da ANPED. Coordenadora do GT16 da Anped-Sudeste. Associada da AbdC (Associação Brasileira de Currículo). Bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Procientista ( FAPERJ). Participante do Programa Institucional de Internacionalização ? Capes PrInt. Atuou 26 anos como professora da Educação Básica no Município de Duque de Caxias, RJ. Atua na área de Educação, com destaque nas seguintes áreas: Educação. Pesquisa. Cibercultura. Formação de Professores. Currículo. Periferias Urbanas. Educação Básica.

Email: rose.brisaerc@gmail.com

» Curriculum Lattes

Prof. Talita Vidal Pereira

Bolsista Produtividade 2 CNPq (2020- 2022). Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ (2018- atual). Procientista UERJ (2015 ? atual). Professora Associada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ lotada no Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação (PROPEd-UERJ). Líder do Grupo de Pesquisa Conhecimento, Currículo e Avaliação (CNPQ). Secretária Geral da Associação Brasileira de Currículo (ABdC 2021-2023). Integra a Rede Latino-americana de Teoria do Discurso e do Grupo de Trabalho de Currículo (GT 12) da Anped. Coordenou o PPGECC/FEBF/UERJ (2014-2017).  Atuação na Educação Básica de 1985 a 2012. Produção acadêmica orientada principalmente para os seguintes temas: Currículo; Políticas curriculares, Currículo e Avaliação da Aprendizagem, Cultura; Conhecimento, Formação Docente. 

Email:

» Curriculum Lattes

Prof. Wania Regina Coutinho Gonzalez

Graduada em Sociologia e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atuou doze anos no setor de pesquisa de uma instituição de Educação Profissional do Sistema S e coordenou diversas pesquisas em âmbito nacional. Possui experiência no Magistério do Ensino Superior na graduação e na pós-graduação stricto sensu. Ingressou na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, em abril de 2008, mediante aprovação em concurso público, na área Gestão de Sistemas Educacionais, Categoria Adjunto. A partir de 2009 passou a compor o corpo do docente do Mestrado em Educação e Cultura das Periferias Urbanas da UERJ/ FEBF, onde orientou sete dissertações. Integra o corpo docente do Mestrado Acadêmico em Educação, e Cultura Contemporânea da Universidade Estácio de Sá – UNESA, desde 2001, onde orientou oito dissertações de mestrado na linha de pesquisa: Trabalho, Meio Ambiente e Educação, dezoito na linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão, uma tese de Doutorado na Linha Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais e quatro teses de Doutorado na Linha de Políticas, Gestão e Formação de Educadores. Ministrou as disciplinas: Pesquisa em Educação, Políticas Educacionais dos anos de 1990, O modelo de competências na Educação Profissional, Pesquisa em Educação e Questões Teóricas, Epistemológicas da Pesquisa em Educação e Epistemologia da pesquisa em políticas educacionais. Integrou a linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão, fez parte do corpo docente do Doutorado e exerceu a Coordenação Adjunta do Programa no período de janeiro de 2009 a janeiro de 2011. Possui experiência no campo da Educação, com ênfase em Políticas Educacionais atuando principalmente nos seguintes temas: gestão escolar, competências, educação ambiental, qualificação profissional, trabalho e educação . Desenvolveu a pesquisa Educação e sustentabilidade:ações do terceiro setor no Rio de Janeiro com apoio da FAPERJ. Publicou oito livros, duas coletâneas e vinte e seis artigos em periódicos nacionais e dois em periódicos internacionais. Integrou o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Email: waniagonzalez@gmail.com

» Curriculum Lattes